SERVIÇOS

DESENVOLVIMENTO E
IMPLEMENTAÇÃO DE PLANOS
DE PREVENÇÃO E CONTROLO
DA BACTÉRIA LEGIONELLA;

PROGRAMAS DE
OPERAÇÃO E
MANUTENÇÃO DOS
EQUIPAMENTOS;

DESINFEÇÃO DE
ESTRUTURAS E
EQUIPAMENTOS
CONTAMINADOS.

RECOLHA E ANÁLISE DE
CONTROLO ANALÍTICO DA
ÁGUA POR LABORATÓRIOS
ACREDITADOS;

O QUE É A LEGIONELLA?

A Legionella é uma bactéria que se encontra nos ambientes aquáticos naturais como rios e lagos, assim como em reservatórios artificiais como rede abastecimento de água de consumo doméstico (quente e fria), humidificadores, torres de arrefecimento, instalações termais, águas sujas paradas, fontes decorativas e locais onde se produzam aerossóis.

Quando existem reservatórios com acumulação com a existência de logos, limos, incrustações ou matéria orgânica e as águas no seu interior atingem temperaturas entre 20 e os 45°C encontram-se formadas as condições favoráveis para o crescimento e desenvolvimento rápido da bactéria Legionella.

PERIGOS ASSOCIADOS

A exposição a esta bactéria pode provocar uma infeção respiratória, atualmente conhecida por Doença dos Legionários. A infeção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) contaminadas com bactérias, sendo importante referir que não se transmite pela ingestão de água contaminada.

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

A Lei n.º 52/2018 estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários (legionella) e procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto. A presente lei estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários (legionella), definindo procedimentos relativos à utilização e à manutenção de redes, sistemas e equipamentos propícios à proliferação e disseminação da Legionella e estipula as bases e condições para a criação de uma estratégia de prevenção primária e controlo da bactéria Legionella em todos os edifícios e estabelecimentos de acesso ao público, independentemente de terem natureza pública ou privada.